Palestra no Aprofundamento

28/09/2008 10:30

Durante o aprofundamento realizado no dia 28/09/2008, no Centro Pastora, o Professor Tatai proferiu uma palestra com o tema "Iniciação Cristã". Com o auxilio do datashow Tatai desenvolver a palestra de forma dinâmica, levando os ouvintes a refletirem sobre a iniciação cristã à luz dos ensinamentos bíblicos.

Com a história de Nicodemos encontrada em João 3, 1 – 5,  Tatai explanou sobre a Iniciação Cristã ou Iniciação espiritual.

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Com o texto de Marcos 8, 34, mostrou as condições para ser Cristão.

E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”.

Mostrou a quem devemos Seguir e quem é Jesus Cristo, refletindo Mateus 1, 1 – 17, que descreve a genealogia de Jesus.

Refletiu sobre o nascimento de Jesus, Filho de Maria, sob a ação de Espírito Santo, baseado em Lucas 1, 26 – 38.

Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.

Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.

Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.

Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.

Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;

e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?

Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;

Porque para Deus nada será impossível.

Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”.

A origem de Jesus e sua vinda, baseado no prólogo de João 1, 1 – 3. 14 - Cristo – Emmanuel - Deus conosco.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”.

Mostrou como se deu a iniciação de Jesus através do Batismo, conforme Mateus 3, 13 – 17.

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Mostrou que nossa iniciação perpassa pelos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia (ápice da Vida Cristã).

E concluiu a palestra apresentando e refletindo a vontade do Mestre, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO segundo Mateus 28, 19 – 20.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

—————

Curso de Igreja - Paróquia de São Roque

Igreja Matriz de São Roque Salão Catequético Praça Rui Barbosa, s/nº Ipiaú - Bahia CEP 45.570-000