Um Convite de Jesus

13/12/2008 21:42

 

EVANGELHO DO DIA 

Wanda e Tatai – 60 Anos de Casados! 

Ano B – Marcos 

Dia: 10 de dezembro de 2008


Um convite de Jesus

Mateus 11, 28 – 30
 

Oração


Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

 

Leitura

 

Isaías  40, 25 - 31

 

25 A quem, pois, me comparareis, para que eu lhe seja semelhante? diz o Santo.

26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará.

27 Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.

29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.

30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,

31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. 

Salmos

 

103, 1 – 6

 

1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

3 É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades,

4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia,

5 quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

6 O Senhor executa atos de justiça, e juízo a favor de todos os oprimidos. 

Evangelho

 

Mateus 11, 28 – 30

 

28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. 

Comentário do Evangelho

Vinde a mim todos

Temos aqui um dos mais belos, suaves e persuasivos convites ao seguimento de Jesus. É um texto de revelação para todos aqueles que se dispõem a se tornarem mansos e humildes de coração, como o mestre. São palavras de Jesus para todas as pessoas e para todos os tempos. No contexto de Mateus, o povo estava cansado de carregar o fardo das observâncias legais do judaísmo. Os que forem a Jesus são convidados a aderirem às propostas do Reino dos Céus, expressas nas bem-aventuranças, como novos mandamentos. Mateus faz a contraposição entre os mandamentos do judaísmo e os mandamentos de amor de Jesus. A adesão ao amor de Jesus supõe a renúncia aos projetos de realização pessoal segundo os critérios comuns da sociedade iludida pelas ofertas de sucesso propostas pelos poderosos que a exploram. Tal opção parece "sacrifício". Contudo é uma opção que liberta e enche de alegria. Ser discípulo de tal mestre, conhecê-lo, desfrutar de sua presença e de suas palavras é encontrar a paz. É repousar na dinâmica da comunicação da vida. Jesus, manso e humilde de coração, é a luz para muitos. É o Jesus do dia a dia, presente em nossas vidas. É o Jesus que nos acompanha em nossa vida familiar, em nossa vida de trabalho, em nossa vida comunitária e em nossa missão, comunicando vida, alegria e conforto a todos.  

Graças sobre Graças

—————

Voltar


Contato

Curso de Igreja - Paróquia de São Roque

Igreja Matriz de São Roque Salão Catequético Praça Rui Barbosa, s/nº Ipiaú - Bahia CEP 45.570-000

Fone: (73) 9974-3811

E-mail: